A importância de participar de encontros de RPG

A importância de participar de encontros de RPG

Reúna um grupo de amigos, façam uma “vaquinha”, comprem um livro de RPG, escolha qual dos amigos vai narrar, juntem as moedas para comprar Coca Cola e uns amendoins, e o domingo está completo! Mas algumas pessoas pelo Brasil decidiram fazer algo diferente: Levar esse grupo de amigos para um locais públicos, como shoppings, escolas, livrarias; e divulgar nas redes sociais um encontro em que qualquer pessoa pode participar. A priore, não parece uma ideia muito convidativa , pois parece muito mais cômodo jogar na sua casa, com as pessoas que você já conhece, num local mais reservado e sem interferência do barulho de outras mesas, mas é importante enxergar “para além do escudo” …

Para além do escudo…

Voltemos a ideia dos encontros públicos. É fácil perceber que você não estará no mais silencioso e reservado dos ambientes, e que nem sempre você estará jogando com pessoas das quais você tem uma certa intimidade, mas é nesses encontros que você terá a oportunidade de trocar figurinhas com outros jogadores, ou seja, conhecer novos sistemas, observar novas técnicas de narrativa e interpretação, acompanhar novos lançamentos, pois apesar de serem excelentes jogos que marcaram uma geração, há muita gente que ainda acha que o RPG parou nos anos 90 com o AD&D e com o “Vampiro: A Máscara” .

Mesa de D&D 5ª edição no Encontro do Covil do RPG em Fortaleza.

Existe uma variedade grande de novos jogos de RPG e outros jogos narrativos. Estamos num momento em que o mercado brasileiro está fervendo, com novas produções nacionais e publicações de materiais estrangeiros. Existe um vasto universo a ser explorado, que enriquecerá bastante sua mesa de jogo e seus conhecimentos.
Além de tudo que foi falado até agora, todos que têm um hobby esperam que ele ganhe mais adeptos, ou que ele posso se perpetuar por muito tempo, mas para que isso aconteça é necessário que outras pessoas possam conhecê-lo. Mesmo na era da tecnologia, o RPG não é um hobby que está diretamente ligado às redes sociais, apesar de alguns grupos realizaram as chamadas “live streams”, ainda está longe de ser um hobby popular no meio. Então, os encontros públicos passam a ser essa resistência e vitrine do hobby. Para os que organizam, é algo muito gratificante saber que seu encontro trouxe o universo do RPG para um novo jogador ou jogadora. Valorize esse encontros!

Está esperando o que?

Procure o encontro mais próximo de onde você mora. Organizar encontros demanda um certo tempo de quem está à frente, mas você pode estar contribuindo com sua presença, chamando amigos, ou mesmo narrando uma mesa.
Se na sua cidade não tem encontros públicos, organize você mesmo!

Por: Fernando Machado

Sobre o Autor

admin administrator

Deixe uma resposta