O que é o projeto?

Trata-se de um projeto de resgate histórico de jogos antigos e abstratos, que leva uma experiência lúdica para bibliotecas públicas, escolas públicas, associações de bairro e outros.

Se você pedir a dez pessoas que citem o nome de um jogo clássico ou tradicional, apostamos que pelo menos nove dirão Damas, Xadrez ou Gamão. Porém, assim como existe uma infinidade de jogos de tabuleiro, o universo de jogos clássicos e tradicionais é muito grande e riquíssimo em história e em variedade.

São jogos de vários lugares do mundo e de diversas épocas. Jogos como o Senet, originário do Egito antigo; o jogo do Go, que surgiu na China há mais de 2 mil anos ou os Mancalas, talvez o jogo mais antigo do mundo, com cerca de 7
mil anos, originário da África. A maioria desses jogos pertencem a uma classificação de jogos de tabuleiro conhecida como “Jogos Abstratos”.

Um jogo de estratégia abstrata é um jogo de estratégia, com o objetivo de minimizar a sorte, e sem um tema. Quase todos os jogos de estratégia abstrata estão de acordo com a definição mais estrita: Um jogo de tabuleiro ou cartas, em que não há informações ocultas, não há elementos não-determinísticos (tais como cartas embaralhadas ou rolagem de dados), em que (geralmente) dois jogadores ou equipes tomar um número finito turnos alternados.

Como podemos definir esse tipo de jogo?

A definição mais estrita de um jogo de estratégia abstrato requer que ele não pode ter elementos aleatórios ou informações ocultas. Na prática, porém, muitos jogos que não cumpram estes critérios são comumente classificados como jogos de estratégia abstrato. Jogos como continuooctilesnon stopsequence, e mentalis poderiam ser considerado jogos de estratégia abstrata, apesar de ter os elementos sorte ou blefe. Uma pequena categoria de jogos de estratégia abstrato não-perfeitos conseguem incorporar informações ocultas sem o uso de quaisquer elementos aleatórios. O exemplo mais conhecido é o combate. A definição pragmática parece ser que se um jogo é estratégico e abstrato (ao contrário de ser uma simulação), a “estratégia abstrata” deve ser aplicável.

Tradicionais jogos de estratégia abstratos são muitas vezes tratados como uma categoria separada de jogos, portanto, o termo jogos abstratos é freqüentemente usado para as competições que excluem jogos tradicionais e pode ser pensado como referindo-se a jogos de estratégia abstrato modernos. Dois exemplos disso foram o IAGO World Tour (2007-2010) e o Abstract Games World Championship realizado anualmente desde 2008 como parte da Olimpiada de Esportes Mentais.

Em alguns jogos de estratégia abstratos, existem várias posições iniciais das quais são sugeridas que essas sejam determinadas de forma aleatória: pelo menos, em todos os jogos de estratégia abstratos convencionais o jogador inicial deve ser escolhido por alguns meios extrínsecos ao jogo. Alguns jogos, como Arimaa e DVONN, os jogadores constroem a posição inicial em uma fase separada do inicio, que se conforma estritamente aos princípios do jogo de estratégia abstrato. No entanto, a maioria das pessoas consideraria que, apesar de uma partida ser jogada de uma posição inicial diferente, o jogo em si ainda não tem nenhum elemento de sorte. Na verdade, Bobby Fischer incentivou randomizar a posição inicial de um jogo de xadrez, a fim de aumentar a dependência do jogo sobre o pensamento no tabuleiro.

Vários desses jogos são produzidos em grande escala pela Mitra e estão disponíveis ao público, tornando uma excelente opção de lazer para toda a família. 


Referências

  1.  Thompson, J. Mark. (2000, July) Defining the Abstract. The Games Journal. Retrieved April 2, 2010, from http://www.thegamesjournal.com/articles/DefiningtheAbstract.shtml.
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  3. Ir para cima «Abstract Strategy Games»Random knowledge. 15 de maio de 2007. Consultado em 11 de setembro de 2010.
  4. Ir para cima «Glossary»BoardGameGeek. Consultado em 11 de setembro de 2010.
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  7. Ir para cima Mind Sports Olympiad on abstract games world championships, Retrieved February 12, 2011, from http://www.boardability.com/game.php?id=abstract_games Arquivado em 25 de março de 2012, no Wayback Machine.
  8. Ir para cima http://www.chessvariants.com/diffsetup.dir/fischerh.html